Post 5- vítimas do TikTok - áudio de orçamento para uma suposta cliente

Relatório de Ataques Virtuais –

Data do vídeo: 9 de outubro de 2024

Número de curtidas: 11 mil

Likes: 236

Comentários: 17

Contextualização do Caso

Neste vídeo, uma cliente entrou em contato por WhatsApp pedindo orçamento para um

modelo de vestido inspirado em uma foto do Pinterest. Realizei a análise técnica padrão,

explicando que o modelo solicitado não seria adequado ao biotipo da cliente e que, como

estilista, só aceito produzir peças que valorizem a cliente, evitando resultados frustrantes.

Essa orientação profissional foi deturpada na publicação, construindo uma narrativa de

'humilhação' gratuita, sugerindo que a cliente teria sido exposta sem necessidade. O

conteúdo do vídeo e, principalmente, a caixa de comentários, reforçam essa manipulação,

estimulando ataques pessoais e deturpando o papel ético do estilista.

Transcrição do Áudio do Vídeo

Trecho do áudio da estilista:

‘...eu indico gata o que eu tenho 100% de certeza que vai ficar bom... Eu poderia muito bem

virar pra você e falar: “nossa, vamos fazer igual esse daí, vai ficar ótimo, menina, confia, tá

aqui o preço”. Você ia me pagar, ia ficar uma merda na hora que você se visse no espelho,

você ia odiar...

O seu cérebro olha para essa foto, ele se apaixona e, tecnicamente, vou te falar: o que você se

apaixonou nessa roupa não foi a roupa, foi a imagem da noiva vintage, elegante, sofisticada...

Por isso que aqui, de forma nenhuma, se você viesse para mim agora: “Juliana, eu quero esse

vestido por 20 mil”, você faz? Não faço. Eu só crio e faço o que eu sei exatamente que vai

ficar bom na minha cliente...

Se você conhece meu trabalho, você pode ver que todas as minhas noivas ficam muito bem

nos vestidos porque elas me ouvem...’

(Transcrição integral disponível sob demanda.)

Análise dos Ataques e Narrativa ConstruídaA publicação promove a ideia de que orientar tecnicamente a cliente seria um ato de

soberba e humilhação. No vídeo, a frase destacada é:

“Um vestido ou uma humilhação misteriosa? O tratamento vip que...”

A imagem da noiva magra e alta do Pinterest é usada para reforçar a narrativa de

comparação e julgamento, ignorando o contexto real da consultoria de imagem.

Comentários Negativos (Prints Anexados)

Principais temas nos comentários:

- Insinuações de humilhação (“Compre um vestido e ganhe uma humilhação”)

- Acusações de arrogância e prepotência (“Nossa gente que mulher mais prepotente”)

- Minimização da orientação profissional (“ela acabando a pobe da noiva”, “se fosse um

estilista competente…”)

- Piadas ofensivas e debochadas (“kkkkkkk jesus”, “Meu pai amado do céu”, emojis,

“praticamente uma psicóloga”)

- Sugestão de que o atendimento é uma agressão (“eu nunca pagaria pra ser humilhada”,

“Deus me livre”)

- Incitação ao ódio e à exposição pública (“posta prints lá do reclame aqui”, “essa garota vai

acabar se dá do mal qualquer hora dessas pois remédio pra maluco…”)

Veja exemplos nos prints anexados.

Danos e Impactos Registrados

- Prejuízo à imagem: Exposição pública da orientação técnica como se fosse humilhação

intencional.

- Incentivo ao linchamento virtual: Comentários incitam o ódio, a ridicularização e

questionam a saúde mental da profissional.

- Risco de perda de clientes: Potenciais clientes que leem esses comentários tendem a se

afastar, reforçando a desinformação e o medo de serem expostas ou humilhadas.

- Reforço de estigmas: Comentários sugerem que a função do estilista é apenas “obedecer”

ao cliente, ignorando a responsabilidade técnica e ética da profissão.

Evidências Visuais

Prints do vídeo e comentários publicados no perfil 'Vítimas da Estilista'

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